domingo, 24 de abril de 2011

Contei!

No último sábado, dia 16 de abril, fiz a contação de histórias para o projeto "Histórias para sonhar", que é um ciclo de contações de histórias dos livros da Kalandraka Brasil na rede de livrarias Cultura.

A contação foi na loja do Shopping Market Place e contou com um público de aproximadamente 50 pessoas.

Iniciei a apresentação com o livro Um grande sonho, e busquei instigar a imaginação das crianças, a partir da questão: qual é seu grande sonho?

Depois, me diverti junto com o público, que riu a valer com a narração de Grão de milho, onde o ponto alto foi a hora em que o personagem principal saiu de dentro do boi, que o engoliu, com um Pum (bem sonoro com sonoplastia feita por uma vuvuzela)

Finalizei o encontro com o fascínio das imagens do livro Uma lagarta muito comilona, que creio tenha fechado de forma bastante poética e intimista.

Veja algumas fotos da apresentação:





segunda-feira, 18 de abril de 2011

Quem conta um conto, recria um mundo

Por Ailton Guedes
 
Sempre ouvi dizer que “quem conta um conto, aumenta um ponto”, referindo-se ao “detalhe a mais” que colocamos numa história quando a recontamos. Mas pensando no ponto de partida das histórias que recontamos, a memória, como algo ativo e não apenas um baú de armazenamento passivo e controlado das nossas experiências, fico em dúvida se de fato aumentamos apenas um ponto ou se reinventamos um mundo. Considerando a “imaginação criadora” de Bachelard, que se opôs a “imaginação reprodutora”, priorizada pela tradição filosófica racionalista, creio que mais do que recontar fatos de uma história, nós recriamos um mundo a partir da história que ouvimos. Segundo Maria Paula M. S. Bueno Perrone em seu texto “A Imaginação Criadora”, Bachelard definiu a “imaginação criadora” como “a essência do espírito humano, que de modo dinâmico torna o homem capaz de produzir tanto ciência quanto arte, ou seja, o pensamento e o sonho” e “ que traz as sementes das transformações”. O que se opõe a ideia da “imaginação reprodutora” em que “a imagem seria um resíduo do objeto percebido retido na memória, portanto apenas uma reprodução da realidade, constituído de idéias feitas e acabadas que justificam o mundo tal como ele parece ser, um mundo de ilusões.
A partir de Bachelard, podemos pensar que ao ouvir uma história as imagens do fato narrado se constroem em nossa mente a partir das nossas referências sob a ação da nossa imaginação criadora. Isso faz com que a história ouvida seja diferente da história contada. Assim, quem conta uma história, por mais que se esforce em descrever a ambientação, os personagens etc, não conseguirá desenhá-la na minha memória ipsis litteris. Esse desenho é meu e será a partir dele que irei narrar essa história para outra pessoa.
Creio que seja aí que o mistério se dê! Como um deus Shiva, nossa memória destrói o mundo apresentado e reconstrói dançando com a imaginação.
Assim, ao recontar a história ouvida e decodificada, apresentamos um mundo recriado com base na estrutura narrativa do conto e por meio das imagens que a nossa imaginação recriou em nossa memória.
Se minha imaginação for muito aguçada, ao narrar a história recriarei os contos com muitos pontos a mais. Se não for tanto, pode ser até que os diminua um pouco. Mas, certamente o ouvinte poderá se alimentar com minha narrativa, pois o que se dá entre minha boca e seu ouvido depende não só da minha imaginação, mas da dele também!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Amanhã eu conto pra ti!

Amanhã contarei a história do livro "Grão de Milho", de Olalla González, publicado aqui pela Kalandraka Brasil, dentro do projeto:

HISTÓRIAS PARA SONHAR

Nos meses de abril, maio e junho, a Kalandraka e a Livraria Cultura trazem para o público infantil um série de contações de histórias.

As lindas ilustrações e a interatividade proposta pelos livros já aguçam por si só a curiosidade e a imaginação de crianças e adultos. Mas ao serem apresentados em forma de contação de história, ganham ainda mais vida e uma possibilidade rara para crianças e adultos embarcarem juntos nas deliciosas histórias apresentadas.

Venha se divertir com a história de “Grão de milho”, que era tão pequenino que precisava sair cantando bem alto na rua, para não ser pisado; saber como acaba a história do pavoroso “Leão Kandinga”, que comia todos a sua volta, sem dó nem piedade e ajudar a simpática “Zebra Camila” a encontrar suas listras perdidas. Além de interagir com as belas ilustrações e animadas histórias dos livros “Uma lagarta muito comilona”, “Sonho de Neve”, “Perto” e “Um grande sonho”.

Livraria Cultura – Loja Market Place – Shopping Market Palce
16/04 – sábado - ÀS 17H – entrada franca

domingo, 10 de abril de 2011

Andersen em bela companhia

Ontem assisti um pequeno festival de narração de histórias de Hans Christian Andersen, com João Acaiabe, Regina Machado, Kelly Orasi, Zé Bocca e Paulo Federal.
Infelizmente não consegui chegar a tempo de assistir a Kelly, mas pude me deleitar com as contações dos outros contadores.
As apresentações foram tão distintas e tão mágicas, como a personalidade de cada contador.
Me diverti muito com a história de João Bobão, contada com muito humor e cumplicidade por Zé Bocca.
Depois me emocionei com a apresentação da história O rouxinol e o Imperador, feita com muita entrega pelo querido João Acaiabe, que iniciou cantando Se essa rua fosse minha, à capela... lindo!
Então, foi a vez da encantadora narração de Regina Machado, que no domínio pleno no aqui agora, me enfeitiçou junto com os cisnes da história Os cisnes selvagens, contada por ela.
E para fechar o pacote de maravilhamento, o contador de histórias, e acima de tudo ótimo palhaço, Paulo Federal, me arrancou gargalhadas e profunda admiração pela criatividade com sua narrativa ousada da história A roupa nova do rei, com direito a bumbum de fora e tudo.
Foi lindo!
Agradeço imensamente a minhas colegas contadoras de história, que me enviaram um e-mail avisando dessa pérola, e desejo ardentemente que muitos outros encontros desse porte aconteçam mais e mais e mais...
Para que todos nós sejamos FELIZES PARA SEMPRE!