domingo, 12 de maio de 2013

CONTO PRA TI o que pensei sobre a Arte de Contar Histórias!

Amados, dessa vez eu CONTO PRA TI o que pensei sobre a Arte de Contar Histórias durante minha Pós-Graduação!
É com imenso orgulho e prazer que convido a todos para a apresentação pública do meu Artigo/TCC da Pós "A arte de contar histórias".
Será no dia 15 de maio, quarta-feira agora, às 19h30, na Av. Jabaquara, 1574 - ao lado do Boticário (Estação Saúde do Metrô).
O título do artigo é "Narração com arte - uma relação íntima com as histórias" e segue abaixo o resumo, para dar uma atiçada...rsrsrs

Resumo: No presente trabalho, são levantadas questões sobre a formação de repertório do contador de histórias e do entendimento da narração de histórias como manifestação artística. Evidencia-se a relação fundamental da história a ser narrada e as experiências subjetivas do narrador, para que a contação se dê de forma estética e, portanto, artística. Para tanto, são apresentadas e discutidas referências teóricas de origem bibliográfica e entrevistas feitas com nove contadores de histórias. Ao final, conclui-se que o ato narrativo pode ser identificado como uma manifestação artística na medida em que, por meio de uma história, o contador universaliza as questões presentes na narrativa para o público, por meio da recriação estética das imagens da história, a partir de sua experiência de vida.
Aproveito para agradecer IMENSAMENTE e com todo meu afeto aos meus queridos amigos e maravilhosos contadores de histórias que cederam entrevistas para esse artigo:
- Andrea Sousa
- Clarice Schcolnic
- Elaine Gomes
- Ilan Brenman
- João Luiz do Couto
- Jonas Ribeiro
- Nivanda Maria
- Simone Grande
- Vanessa Meiriqui
Minha eterna gratidão, também, às minhas amadíssimas amigas e contadoras Marta Leonor e Kelly Orasi, que estarão na mesa comigo, debatendo o tema e ampliando a discussão com seus conhecimentos e olhares artísticos, que tanto admiro!

E, não poderia deixar de agradecer com todo meu amor, a minha amada Janette Tavano, pela revisão respeitosa e carinhosa que fez nesse artigo, ajustando meus deslizes gramaticais.
Bjão e espero todos por lá,
Ailton